Por que os Processos dos Serviços são tão importantes em seu estabelecimento de Beleza?

Comece a mudar imediatamente!

imagem Anna Mixology 2 (2) Anna Reis

A falta de processos bem definidos ocasionam a perda de milhões de reais nas contas dos donos de estabelecimentos de beleza e profissionais parceiros.

crop_20160519105754VGJAykFUJj

Para você entender direitinho como isso é importante, primeiro preste atenção na sua rotina diária. Você é uma pessoa organizada, possui uma rotina para fazer as coisas? Como é o seu dia mesmo em momentos ruins?

question

Ou você é daquele tipo que deixa a vida lhe levar e no final do dia, está sem energia, com mais coisa ainda para dar conta no próximo dia?

Você percebe agora como uma empresa pode ser produtiva ou improdutiva quanto existe ou não um processo bem definido e estruturado dos seus serviços.

desenho_processos 3

Suponhamos que você tenha uma barbearia. Façamos os seguintes questionamentos?

  •    Como todo o cliente deve ser recebido em seu estabelecimento antes mesmo de sentar na cadeira?
  • Ao sentar na cadeira, como ele deve ser atendido? Quais os questionamentos antes de iniciar qualquer procedimento?
  • Definido o serviço, quais informações devo passar para o cliente sobre produtos e resultados da técnica aplicada?
  • Durante o serviço o que devo oferecer ao cliente? Outros serviços, café, água, chá, cerveja?
  • Quando estiver finalizando o serviço, o que devo informar ao cliente?
  • Depois que o cliente vai embora, como deverá ser minha comunicação com ele?

processos de uma empresa 2

Cada tipo de estabelecimento deve ter uma lista de perguntas que formem ou moldem o serviço ou cada tipo de serviço descrito na sua tabela de seus trabalhos.

Parece que dá muito trabalho não é? Mas pense na prosperidade financeira que você terá com seus colaboradores trabalhando de uma forma mais organizada e precisa. E o ganho não é só financeiro. A harmonia do ambiente, o desenvolvimento do serviço, tudo é tão bem executado que sua equipe ficará sempre motivada no trabalho com a produtividade a mil por hora.

processos de uma empresa

Criar um processo exige esforço e mudança, um investimento de energia que só precisa ser gasto caso a sua empresa queira crescer muito nesse mega mercado da beleza. Para isso:

  • priorize qual serviço ou área da sua empresa deve ser mudada de imediato. Não queira mudar tudo de vez.
  • Defina o objetivo do desenvolvimento de cada processo. Se é para evitar o esperdício, gerar mais faturamento ou fidelizar clientes.
  • Identifique um profissional, gerente ou estoquista para identificar os gargalos dos serviços, implementar e monitorar os processos.

cliente satisfeito

Antes de começar pergunte para si mesmo o seguinte:

  1. Qual a etapa do seu serviço que gera frustração nos colaboradores e nos clientes?
  2. Qual etapa do serviço exige mais tempo e causa mais atrasos em dias de muito movimento?
  3. Em qual etapa do serviço os custos aumentam?
  4. Qual o mínimo de informação necessário para permitir que o
    processo flua? Podemos reduzir a quantidade exigida hoje?

Pesquiso muito sobre desenvolvimento de processos na área da beleza, que visa ajudar a nossa vida profissional, respeitando a diferença entre os estabelecimentos e os produtos que usa. Não é fácil mudar um setor da economia que se acostumou a viver no mecanismo. Mas pior ainda, é saber o que certo a fazer e nem tentar mudar!

Nessa mudança, temos que ter parceiros e mentores. E uma empresa que vem nos ajudando muito é o Sebrae  Depois de fazer o curso HairSize com Fabiana Gondim, muitos salões mudaram a sua forma de precificar e medir produtos. Isso representou para muitos uma economia de no mínimo 30% em relação aos gastos e desperdícios que tinham normalmente. Tudo isso por causa da padronização.

Tive uma diminuição nos gastos de 50%. Achei maravilhoso o Hair Size!

Aurenice Lima, proprietária do Salão Casal 20

A Executive Hair Academy, conta hoje com um portfólio muito bem direcionado de desenvolvimento de processos para  Serviços como:

  • cor
  • mechas
  • corte
  • penteado
  • cronograma capilar
  • atendimento

O resultado é um Salão de Beleza mais produtivo e competitivo, evitando o retrabalho, acabando com o desperdício de tempo e produto na execução dos serviços.

Quer saber mais? Entre em contato nos comentários! Siga também a nossa pagina  no facebook e instagram e fique por dentro de cursos e eventos pelo país!

Autor: Executive Beauty Academy

Educação Consultoria e Assessoria para Área da Beleza

Obrigada por se juntar a nós nessa linda comunidade!