Barbearia – Os 15 fatores importante para montar uma barbearia de sucesso. Parte II

imagem-anna  Por Anna Reis

Continuando com as nossas dicas para ter uma barbearia de sucesso…

8 – Matéria Prima e Mercadoria

A gestão de estoques no varejo é a procura do constante equilíbrio entre a oferta e a demanda. Este equilíbrio deve ser sistematicamente aferido através de, entre outros, os seguintes três importantes indicadores de desempenho:

A matéria-prima utilizada na barbearia é representada, basicamente, por cosméticos, shampoos, tintura para cabelo, cremes. Como já foi citado em outros tópicos, somente após a definição da abrangência dos serviços que o Salão vai prestar aos clientes e o nível de sofisticação do público que deverá frequentar o estabelecimento é que será possível estabelecer o universo e o padrão de produtos a serem adquiridos.

lanza-healing-style-molding-paste-pomada-modeladora

Para o estabelecimento aqui descrito, os principais materiais diretos a considerar são: creme de barba, creme pós-barba, creme hidratante, xampu, talco, algodão, Gilette (para navalette e descartável), álcool.

9 – Organização do Processo Produtivo

O modelo simples de barbearia adotado não apresenta maior sofisticação no processo produtivo, sendo normalmente adotado o processo de atender o cliente pela ordem de chegada, tanto no geral quanto para cada prestador de serviço quando há preferência declarada pelo cliente.

Entretanto, alguns cuidados se fazem necessários entre cada atendimento, tais como:

– Esterilização e/ou limpeza cuidadosa dos equipamentos e implementos utilizados, na medida em que é um tipo de serviço onde contaminação é extremamente fácil;

estufa

– Varredura do chão, no caso de corte de cabelo;

– Reorganização do espaço de trabalho da cadeira, de forma a manter os implementos à mão evitando sua procura ao longo do processo de atendimento;

– Informe sobre níveis de produtos de uso corrente em situação de necessitar reposição.

– Quando se tratar de estabelecimento mais sofisticado, este deverá contar com uma organização interna que estabeleça um fluxo de atividades para prestação dos serviços.

Os processos deverão estar divididos em:

– Serviços de Recepção e Atendimento ao Cliente – responsável pelo cadastramento, agendamento de horários, recepção e registro dos serviços personalizados a serem realizados, acomodação enquanto o cliente espera o seu horário, encaminhamento aos profissionais atendentes, cobrança de valores, manutenção de registros que definem o perfil do cliente, ações de pós-venda e fidelização.

recepcionista barbearia.jpg

– Serviço Administrativo – responsável pela organização do processo produtivo, gestão da equipe de profissionais (programação das férias, contratação, demissão, escalonamento e divisão das funções etc.), acompanhamento e controle das atividades, compras, controle financeiro, divulgação do negócio e outros serviços correlatos.

administrador de barbearia.jpg

10 – Automação

Mesmo em se tratando de um estabelecimento tão simples quanto o adotado como padrão, é conveniente – embora não obrigatório – a disponibilidade de um microcomputador, hoje instrumento de trabalho indispensável na maioria dos casos para registro de cliente, receitas e despesas, permitindo ao gerente uma visão ampla de como está indo seu negócio.

automação

Vários benefícios podem advir desta disponibilização: acesso à internet para permanente atualização no setor, possibilidade de agendamento de clientes quando for o caso, facilidade de busca de alternativas de fornecedor e mesmo de efetivação de encomendas e – até mesmo, eventualmente – se constituir em entretenimento para clientes em espera

 

11 – Investimento

Investimento compreende todo o capital empregado para iniciar e viabilizar o negócio até o momento de sua auto-sustentação.
Para o perfil descrito neste documento estima-se um investimento de aproximadamente R$ 20 a R$ 40 mil.

Além dos investimentos citados anteriormente ainda haverá a necessidade de investimentos pré-operacionais para a constituição da empresa, despachantes, contadores, projetos etc.

Despesas de reforma e adequação do imóvel (se for o caso) antes que o empreendimento comece a funcionar;
Formação de um capital de giro mínimo.

13 – Capital de Giro

 É de suma importância que se tenha um Capital de Giro, principalmente no inicio da Barbearia, pois ele permite que até você ter uma demanda regular de serviços, você tenha dinheiro para custear as despesas fixas do seu negócio.

14 – Custos

Como todo negócio, uma barbearia possui algumas características específicas que os distingue dos demais. Em relação aos componentes de custos, diferencia-se por ter gastos relevantes com água, energia, higiene e limpeza (inclui lavagem e esterilização de equipamentos, toalhas, etc.) na composição de seus custos.

custo barbearia

O custo mensal médio de referência para uma barbearia de porte médio é de R$ 10.400,00. Ressalta-se que estes valores variam para cada tipo e porte de estabelecimento, sendo necessários maiores estudos e um plano de negócio detalhado. O SEBRAE local poderá lhe oferecer auxílio.

15 – Divulgação

A propaganda é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. O objetivo da propaganda é construir uma imagem positiva frente aos clientes e tornar conhecidos os serviços oferecidos pela empresa. A mídia mais adequada é aquela que tem linguagem adequada ao público-alvo, se enquadra no orçamento do empresário e tem maior visibilidade e credibilidade junto ao cliente.

Você-sabe-o-que-são-mídias-sociais

Parcerias podem se mostrar fundamentais em um primeiro momento, quando a carteira de clientes ainda está em formação. Restaurantes, salões de beleza, academias e locadoras podem ser parceiros quando há negociação vantajosa para ambas as partes.

Esperamos ajudar junto com o Sebrae, a formar melhores profissionais e barbearias produtivas. Conte sempre com a gente!

 

Deixe seu comentário ou sugestão de assuntos para abordarmos aqui no blog!

Fonte: Sebrae

 

 

 

Anúncios

Obrigada por se juntar a nós nessa linda comunidade!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: