Como o turnover afeta o seu Salão e sua vida profissional?

A ciranda de profissionais nos Salões de Beleza

Anúncios
Por Anna Reis

Conheça a importância de um processo seletivo bem feito e de uma boa equipe de trabalho para reduzir a saída de profissionais da sua empresa.

O que é turnover?

O turnover é a alta rotatividade de profissionais em uma empresa, ou seja, um cabeleireiro é admitido e outro desligado de maneira sucessiva. Existem diversos motivos que contribuem para o turnover, como: salários baixos, más condições de trabalho e, muitas vezes, a própria insatisfação do funcionário.

A importância da equipe

Formar uma boa equipe de trabalho é uma tarefa que exige atenção das empresas. Admitir um candidato com perfil inadequado para o serviço pode causar prejuízos aos negócios. Por outro lado, perder um colaborador é sempre prejudicial para a empresa – em especial quando se trata de bons profissionais.

Os valores gastos pelas empresas com as rescisões costumam variar, mas geram um custo muito alto, podendo chegar até o equivalente a oito salários nominais, por profissional, dependendo do cargo.

Gestor ou gerente

O gestor do estabelecimento de beleza, responsável pelo processo de admissão, deve ficar atento à importância da contratação de profissionais para evitar a alta rotatividade, assim como na retenção de talentos na empresa. Logo, é fundamental evitar fatores que causam um alto índice de turnover.


Como diminuir o turnover?

O turnover representa resultados negativos aos empresários, que vão precisar lidar com as despesas advindas deste processo.

Porém, esse pode ser um momento de rever a situação da empresa, de tentar identificar onde estão as falhas e até mesmo renovar a equipe de trabalho – capacitando-se para não repetir os mesmos erros. Para tentar diminuir a alternância de funcionários na sua empresa, é importante verificar os índices de rotatividade de pessoal. Isso pode ser feito com a identificação, em nível quantitativo, das contratações e rescisões.

Aqui na EHA, quando aplicamos a nossa consultoria de RH nos estabelecimento de beleza, indicamos o mapeamento da sua equipe para fazer essa análise, porque com ela torna-se possível avaliar se os profissionais estão motivados, quais são suas expectativas e se existem problemas de relacionamento dentro da empresa interferindo em seu desempenho. Assim como diagnosticamos se o perfil dele é compatível com os valores da sua empresa.

Para o profissional, o turnover é também muito prejudicial. Pois ele não consegue desenvolver um equilíbrio profissional e muitas vezes perde clientes, por causa dessa rotatividade. Hoje é necessário, que inclusive eles escolham as empresas onde irão trabalhar , que tenham também valores similares ao seu e um ambiente propício ao seu desenvolvimento. Resultando em uma cultura de empatia e ganhos mútuos.

Esperamos que essas dicas lhe ajudem a aumentar a produtividade e rentabilidade!

Depois de conhecer vários profissionais e estabelecimentos de beleza pelo Brasil, identifiquei que esse não é um problema local. Mas que deve ser trabalhado com muito carinho e de forma individual. Afinal, cada empresa é um organismo comercial diferente!

Cadastre-se, siga nossas mídias, pois ter você aqui é muito especial para nós!

Fonte: Sebrae


Obrigada por se juntar a nós nessa linda comunidade!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s