Tricologia:Os alisamentos capilares permitidos no mercado de cosmético brasileiro

Tem muitas clientes ainda procurando por esse serviço!

Edmar.jpg Por Edmar Cláudio
Cabelos lisos ainda são preferência na maioria da mulherada. São fáceis de lavar, arrumar e pentear.
kim-kardashian cabelo liso
Por um longo tempo cabelos cacheados e crespos foram discriminados e considerados ruins ou esteticamente inapropriados, forçando suas donas a recorrerem aos alisamentos.
cacheada-cabelo-maravilhoso.png

Mas e para quem ainda prefere recorrer aos alisamentos? Quais os produtos químicos adequados e permitidos no Brasil pelo ANVISA e que não acarretam riscos para os fios e a saúde de quem aplica ou de quem recebe o alisamento?

Anvisa-Logo

O uso do formol, segundo a Resolução RDC 36 de 17 de junho de 2009 da ANVISA, é proibida a comercialização do formol em estabelecimentos como drogarias, farmácias, supermercados, empórios, lojas de conveniência e drugstores.

aplicando formol

A finalidade desta Resolução é restringir o acesso da população ao formol, coibindo o desvio de uso do formol como alisante capilar. Apesar das leis e sansões impostas pela ANVISA, ainda é muito fácil encontrar escovas progressivas no mercado tendo como ativo principal o formol, glutaraldeído ou glutaral.

formol em vitro.jpg

A grande maioria dos profissionais cabeleireiros não tem conhecimento da composição, visto que seus ativos possuem nomes científicos e de difícil compreensão, além de ter seu cheiro disfarçado por agentes aromatizantes.

imagem do cabelo

Quando aplicado nos cabelos, acredita-se que o formol crie uma película sobre o fio dificultando a entrada dos nutrientes como as hidratações capilares. Com o passar dos meses os fios ficam ressecados, quebradiços e com pontas duplas e espichadas, o que obriga as mulheres a recorrer as escovas e chapinhas diariamente causando mais danos ainda maiores aos cabelos.

cabelo com chapinha

Sem falar nos danos que podem ser causados a saúde tanto do cliente quanto do profissional cabeleireiro.

danos do formol

Eu sou Edmar Cláudio de Jesus, Graduado em Estética e Imagem Pessoal
pela Universidade Norte do Paraná. Sou Terapeuta Capilar com Experiência na área de Tricologia, Terapia Capilar, Cosmetologia e Aromaterapia.

Edmar palestrando

É um imenso prazer compartilhar conhecimento com vocês e espero contribuir na formação e evolução dos profissionais de beleza de todo Brasil.
Quer saber mais sobre o assunto? Baixe agora nosso ebook com todo o conteúdo sobre esse tema polêmico.
Comente, questione, fale com a gente!

Autor: Executive Beauty Academy

Educação Consultoria e Assessoria para Área da Beleza

Uma consideração sobre “Tricologia:Os alisamentos capilares permitidos no mercado de cosmético brasileiro”

Obrigada por se juntar a nós nessa linda comunidade!